Júri Popular

 Projeto Júri Popular
Preparação para a Atividade
1. Introdução e Justificativa
Este projeto foi realizado no 3º Bimestre do calendário escolar de 2014 da EM. Prefeito 
Noé Alves Ferreira, no 9º ano C, sob orientação do Prof. Geógrafo Manoel Vinícius da Mata 
Souza, sob o título de “Júri Popular”.
Foi trabalhada a simulação de um Júri Popular com a turma baseado na seguinte 
pergunta ”Os EUA são culpados por crimes de guerra no Afeganistão e Iraque? Os 
confrontos após o 11/09/20
01 são justificáveis?”. O tema é parte do conteúdo programático 
de Geografia do bimestre de acordo com o currículo escolar adotado pela instituição. 
Após os atentados terroristas, que ocorreram em 11/09/2001, contra os prédios do World 
Trade Center e outros alvos em território estadunidense, a então nação mais poderosa do 
Apresentação da Defesa
mundo encontrou-se chocada pelo que foi chamado como maior ataque terrorista em solo 
deste país dos últimos tempos. O então presidente George W. Bush, apoiado pelo sentimento de choque da população, iniciou um audacioso projeto de intervenção militar, principalmente no
s países considerados potenciais inimigos dos EUA e do mundo ocidental, conhecido como “Guerra ao Terror”; neste ponto pode-se fazer menção aos ataques japoneses à base naval de Pearl Harbor em 1941, condição que levou o país a entrar na Segunda Guerra Mundial.
       A priori os países considerados inimigos que sofreram com a intervenção militar foram o Afeganistão (país acusado de abrigar e ajudar o grupo Al Qaeda, cujo líder Osama Bin Laden assumiu a autoria dos atentados), e Iraque (o ditador Saddam Hussein acusado de possuir armas químicas e de auxiliar grupos terroristas). O primeiro invadido em 2001 sofre as consequências da guerra até hoje, mesmo recentemente o governo de Obama ter diminuído as tropas em território afegão; o segundo invadido por uma coalizão internacional, liderada pelos EUA, em 2003, deixou sequelas na sociedade iraquiana, tendo o conflito encerrado em 2011 cinco anos depois da execução de Saddam Hussein por enforcamento. 
       
Apresentação da Acusação
 Os desdobramentos da Guerra ao Terror chegam à tentativa de afirmação do poderio militar e da hegemonia de Washington, desenvolvimento e enriquecimento da indústria bélica estadunidense, bem como legou ao mundo o preconceito com as nações islâmicas e inúmeros confrontos políticos-ideológicos entre o Ocidente e o mundo árabe. A sociedade dos EUA aos poucos foi se distanciando dos planos de Bush, demonstrando nos anos finais de seu governo intensa desaprovação devido aos gastos com a empreitada militar, aos excessos cometidos pelos militares, a contraditória prisão de Guantánamo, denuncias de envolvimento do governo nos ataques de 11/09/2001 e comprovação de que o Iraque não possuía armas químicas.
         A turma foi dividida em três grupos: Acusação, Defesa e Júri, que se organizaram para estudar, formar testemunhas e advogados a fim de possuir argumentos e defender suas teses. Os estudantes foram orientados a se caracterizar para aproximar a arte teatral com a realidade. 
2. Objetivos.
Jurados

  • Compreender motivos de diversos conflitos Oriente Médio;
  • Entender e discutir a os efeitos das alianças internacionais e intervenções militares dos EUA em diversos países, principalmente nos países asiáticos.
  • Debater a geopolítica mundial, as opiniões públicas e de governos quantos aos conflitos entre o mundo árabe e o ocidente.

3. Resultados e Conclusão 
       A atividade foi realizada no dia 16 de setembro de 2014 e demonstrou eficácia no processo de ensino-aprendizagem quanto ao conteúdo proposto. A partir da vivência de um Júri Popular e da dramatização realizada, os estudantes vivenciaram importante momento de reflexão ao contrapor os pontos que justificam intervenções militares, ao passo que também se repudia os excessos cometidos em campo de guerra e a morte de milhares de inocentes, as sequelas sociais, físicas e psicológicas de guerras são expostas aos estudantes. 
Testemunhas
      O Júri absolveu os EUA de seus crimes e elaborou relatório justificando a decisão, é importante mencionar que o Júri deu o veredito baseado nas provas e depoimentos das testemunhas definidas pelas pelos grupos de acusação e defesa. Foram avaliados da seguinte forma:

  • Linguagem - avaliado o uso de vocabulário adequado e formal da Língua Portuguesa;
  • Postura - será avaliada a postura do aluno enquanto apresenta o conteúdo;
  • Material - uso de elementos gráficos e digitais tais como mapas, vídeos, imagens, gráficos, tabelas, lousa, experimentos, elementos cênicos, etc;
  • Composição de roteiro - coerência no roteiro a ser construído e encenado pelos estudantes.

Grande feito do projeto foi o engajamento da turma em realizar a atividade e estudar o conteúdo com o objetivo de dar verossimilidade à teatralidade. 
Alunas e Professor

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