Alunos dos 9º anos A e B enfrentam Premiê israelense (Prof. Manoel) e Muçulmana (profa. Silvana) realizando uma 3ª intifada (bolinhas de papel) iniciando debate entre Israel e Palestina.
E.M. Prefeito Noé Alves Ferreira
Professores Manoel e Silvana |
E.M. Prefeito Noé Alves Ferreira
Santo Antônio do
Pinhal - SP
1. Introdução e Justificativa
Este projeto foi realizado no 3º Bimestre do calendário escolar de 2014 da EM. Prefeito
Noé Alves Ferreira, nos 9º anos A e B, sob orientação dos professores geógrafos Silvana
Maria Braga Machado e Manoel Vinícius da Mata Souza, sob o título de “Questão Israel x
Palestina”.
Foi trabalhada a realização de um debate entre as turmas sobre o tema “Questão Israel
e Palestina”, como parte do conteúdo programático de Geografia do bimestre de acordo como currículo escolar adotado pela instituição.
A questão Israel e Palestina encontra-se em destaque no cenário político mundial veiculado pelas principais mídias jornalísticas do globo neste ano de 2014, sabe-se que o debate sobre o tema tem suas origens desde a criação do Estado de Israel no ano de 1948, em território palestino até então ocupado pelas tropas britânicas, e estende-se até os dias atuais.
Professores - Mediadores |
desdobramento da Segunda Guerra Mundial devido às consequências do movimento antissemita difundido pela ideologia nazista, o desejo do povo judeu de consolidar a criação de Israel advém do início do século XX, no entanto a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1946, que definiu em 1948, com apoio estadunidense e britânico, a criação do Estado israelense iniciou e tem acirrado a disputa territorial entre palestinos e israelenses.
Os refugiados palestinos também tem defendido a criação de um Estado próprio,
principalmente após a anexação de territórios palestinos por Israel decorrido de diversos
conflitos na segunda metade do século passado, entretanto ainda vê dificuldades de
organização diplomática, mesmo após a criação da Organização para Libertação da
Palestina (OLP) em 1967, devido a existência de grupos extremistas como Hamas (que
controla a Faixa de Gaza) e Hezbollah que optam pela luta armada, assim como encontra
resistência na abertura diplomática de Israel que possui apoio de importantes países do
mundo, ou até mesmo na ineficácia da ONU em resolver o conflito.
Os 9ºanos foram orientados pelos professores de suas turmas e divididos em palestinos
e israelenses, os primeiros representados pelo 9ºano/8ªsérie A e os segundos pelo
9ºano/8ªsérie B, ambos os grupos deveriam estudar o tema para debaterem em defesa de
seus países escolhidos.
2. Objetivos.
Alunos 9º A |
- Compreender o processo histórico de formação do Estado de Israel e de ocupação territorial do povo palestino;
- Entender e discutir os motivos usados para os conflitos territoriais entre palestinos e
- israelenses;
- Debater a geopolítica mundial, as opiniões públicas e de governos quantos aos conflitos
- árabe-israelenses.
3. Resultados e Conclusão
A atividade foi realizada no dia 23 de setembro de 2014 e demonstrou-se eficaz no
processo de ensino-aprendizagem devido ao processo de estudo realizado pelos alunos
com orientação em sala e pesquisa autônoma em casa. Houve grande aproveitamento dos
alunos que se dividiram e expressaram suas opiniões no debate, embasados em textos de
material complementar e em informações veiculadas pelas principais mídias mundiais.
Ainda foram pedidos relatórios e dissertações sobre a temática a fim de complementar o
processo avaliativo.
Alunos 9º B |
aii siim eiin
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